Seguidores

Curso de Produção Musical

Curso de Produção Musical
Clique na Imagem para conhecer

Viver de música - 7 dicas importantes.

O que fazer a respeito do sonho de viver de música?

como viver de musica
Viver de música

Você precisa saber tudo sobre o que deve e o que não deve fazer ou pensar pra realizar o sonho de viver da música, e é sobre isso que quero escrever aqui hoje.
Sou um homem privilegiado por viver da música, e isso começou a acontecer em minha vida em 1991. Numa outra postagem vou contar a história de como isso tudo começou.
Neste tempo cresci muito, não só pelas coisas boas de uma carreira, mas principalmente pelas “não tão boas assim”.
Essas adversidades que toda carreira têm, só me formaram como um profissional melhor, e uma pessoa que conhece o caminho da humildade, essencial para uma carreira de sucesso.
Entre todas as lições que tiro desta jornada de 30 anos, estão 7 passos importantes pra você.

1 - Ter plena consciência dos prós e contras.


A pior coisa é entrar numa situação sem saber o que terá de enfrentar pela frente.
Num almoço de domingo, meu pai contava a história do dia em que se perdeu no matagal de uma fazenda que pertencia à família, há muito tempo atras. 
Tinham saído pra colher palmitos, mas escureceu muito rápido e acabaram se perdendo. 
A maior dificuldade que tiveram foi a escuridão, pois sem ver nada pela frente acabaram se ferindo muito, e não tinham um “norte”. Andaram por horas até que, num passeio de se iniciara as 14hs, às 23:30 conseguiram encontrar a fazenda vizinha.
Quando entramos numa nova empreitada às cegas, podemos nos perder no processo e acabamos nos machucando. 
Além disso, a caminhada torna-se mais longa.
Você precisa parar tudo, pegar um papel e anotar todas as coisas positivas e negativas que poderá enfrentar no caminho, mas que nem uma delas te surpreenda, fazendo assim com que você corra o risco de desistir.
Particularmente tenho a certeza de que se você colocar prós e contras na balança, chegará à conclusão de que vale a pena correr atras do seu sonho.

2 - Entender que nem todos vão te apoiar


A maioria das pessoas que conheço, carregam a frustração de não terem encontrado em seus parentes e amigos mais próximos, o tão sonhado apoio moral.
Tais pessoas ainda não entenderam que a verdadeira motivação deve vir de dentro pra fora, e não o contrario, então buscam nas pessoas próximas, um apoio, uma palavra de incentivo, incentivo este que dificilmente obterá.
E por que isso acontece?
Essas pessoas são más assim, a ponto de quererem matar seus sonhos?
Muito pelo contrário. Essas pessoas querem seu bem, querem tanto que não conseguem imaginar a possibilidade de você ser feliz acreditando num “sonho bobo”, isso mesmo, é assim que eles veem. 
Então fazem de tudo pra mudar nosso foco, nosso desejo, apontando tudo de ruim que poderá acontecer se você deixar uma “vida normal”pra ser mais um músico ou artista frustrado lá no futuro.
Sim, eles pensam isso, e vejo muito amor envolvido. Esta é a sua visão de mundo, pensam que uma vida normal é estudar, trabalhar, se aposentar e pronto.
Agora entendemos que ninguém quer o teu mal. A primeira coisa é se livrar das mágoas, pois ninguém quer parar teus sonhos.
Apenas aprenda a lidar com tais objeções, e mostre pra você mesmo que é capaz de levar uma vida digna fazendo exatamente o que ama.

3 - Matar as convicções contrárias


Como dissemos antes, palavras de desanimo poderão surgir no caminho. Tais comentários e conselhos podem gerar crenças em sua mente.
Fatos no passado também podem ser os maiores causadores de tais crenças.
Por exemplo: Você tem um amigo que largou tudo e tentou a vida na música, mas se deu mal e hoje não toca mais, deixou tudo de lado e é uma pessoa triste.
Ao se deparar com uma boa oportunidade, você se lembra deste amigo, e percebe que pode ter o mesmo destino dele. 
Neste momento você se quer para pra pensar na possibilidade deste amigo ter feito a escolha certa, mas optado pela direção errada, então passa a acreditar que “música não enche barriga”.
Poderia dar mais um milhão de exemplos, mas acredito que você já entendeu o recado.
O mundo é da cor que queremos enxergar, se sua alma for daltônica,  o seu mundo será cinza. 
Encontre os fatos que te deixaram descrente, isole-os e dê a eles um significado diferente.
Esta é a maneira mais eficaz de se matar essas convicções contrárias.

4- Ter uma estratégia / seguir um “passo a passo”


Ainda ontem, em uma live, dei um exemplo interessante.
Se teu sonho é chegar ao topo de um edifício, e ficar apenas olhando para o topo achando que num salto terá que chegar la? Com certeza vai se frustrar e desistir. 
Mas se você enxergar a escada que sobe passo a passo, andar por andar, até o topo, perceberá que existe um processo.
Você sobe um lance de degraus, chega ao primeiro andar, para pra tomar um fôlego, comemora, depois começa uma nova etapa, e assim por diante. 
Quando menos espera, está no topo do edificio. 
Foi tão difícil assim? Claro que não.
Mas olhar pro objetivo sem enxergar o processo, não é a melhor estratégia.
Estabeleça um passo a passo, crie metas e alcance-as gradativamente.
Comemore cada etapa e ganhe mais energia pra continuar, assim como num jogo de video games, cada nova fase é um pouco mais complicada, mas a experiência na fase anterior já te deixou pronto pra próxima, e assim por diante.

5 - Comemorar cada etapa


Quando você olha pra caminhada e só pensa na dor, no desgaste, na distancia que ainda tem que percorrer… sua caminhada fica extremamente dolorosa e o sucesso passa a ser sua maldição.
Mas quando você entende que a gratidão por ter alcançado a cada dia um passo em direção ao sonho, te deixa mais feliz, então você precisa comemorar.
Dê um grito, leve-se pra jantar num lugar legal, vá ao cinema, faça uma maratona no Netflix ou Amazon video, mas comemore.
Pense que ontem era impossível chegar aonde você está. Mas agora você olha pra trás e percebe que não consegue se imaginas fazendo o que fazia antes, ou mesmo deixando de fazer o que faz hoje.
Você cresceu, fato.
Então comemore cada passo, cada etapa.

6 - Colocar Jesus em todo processo


Trazer Jesus pros teus projetos é dar sentido à sua vida. Se tudo que fazemos diz respeito a Ele, por que não convida-lo pra ser seu “sócio majoritário”?
Se tudo vem Dele e deve voltar pra Ele, por que não O envolvemos na caminhada?
Você consegue imaginar uma partida de futebol sem bola?
Você consegue imaginar uma corrida de formula1 sem os carros?

Jesus é o motivo, a razão, o caminho, o processo, o resultado, não existe a hipótese de fazer nada sem ele.
Como Ele mesmo disse: Sem mim, nada podeis fazer ( João 15:5 )

7 - Entender qual é a sua relevancia 


No mesmo texto de João 15, vemos Jesus dizendo que todo ramo que não dá frutos Deus corta, mas mesmo os que dão fruto Ele limpa, o que significa que somos podados pra frutificar ainda mais. Não se preocupe com os momentos difíceis da caminhada.
Acima de tudo precisamos entender que temos que ser Sal e Luz pro mundo, e isso implica em sermos relevantes, a opção para o mundo.
Já parou pra se perguntar qual o impacto positivo que deseja ou pode causar para esta geração?
 Se não, pare tudo e pense. Deus te capacitou pra isso, não pra seu próprio benefício. 
De fato, colhemos o fruto do que produzimos, mas como acabei de dizer, produzimos, e este fruto deve ser colhido por todos, desta forma vai sobejar pra você.

Seja relevante. Mude o mundo, a partir de você, e depois pra pessoas próximas, depois amplie este campo de visão e deixe Deus te usar.


Assista ao vídeo da mentoria que fizemos no Youtube sobre este tema.




Se você gostou desta postagem, quero te fazer um convite.
Marque uma Sessão de coaching para carreira e ministério comigo
basta me chamar pelo whatsapp 11-9-5727-3228
Esta sessão é gratuita e feita por vídeo conferência.
Corra pois são poucas vagas

Comentários

Postagens mais visitadas